... Profundamente sensível e sábio, Fernando Pessoa sabia o que queria dizer com a expressão poética: "Livros são papéis pintados com tinta"... Papéis pintados com tinta existem muitos!... Livros, livros, aqueles que saõ verdadeiramente livros, os formosamente belos e eternos, aqueles que guardam um pouco da nossa alma são raros. É que estes, mesmo em edições cansadas, mesmo cheirando a papel envelhecido, com lombada gasta e descolorida e com capa puída, e alguns imperdíveis picos de acidez ao acaso nas folhas, são os livros que se atravessaram na nossa vida, e neles, a nossa vida os escolheu para moradia, para lugar eleito de onde nunca sairemos, enquanto os dias corridos colados a nós, nos acompanharem!... Visualizamos as letras porque a tinta lhes deu cor, mas as ideias, ah!, as ideias aos gritos, em convulsões, dentro das letras alinhadas, postas em sentido, arrimadas umas às outras, são outra coisa, são luz aspergindo tudo, uma luminosidade única, é transcendência que delas se volatiliza, se expande por todo o infinito.
... Profundamente sensível e sábio, Fernando Pessoa sabia o que queria dizer com a expressão poética: "Livros são papéis pintados com tinta"...
ResponderEliminarPapéis pintados com tinta existem muitos!... Livros, livros, aqueles que saõ verdadeiramente livros, os formosamente belos e eternos, aqueles que guardam um pouco da nossa alma são raros. É que estes, mesmo em edições cansadas, mesmo cheirando a papel envelhecido, com lombada gasta e descolorida e com capa puída, e alguns imperdíveis picos de acidez ao acaso nas folhas, são os livros que se atravessaram na nossa vida, e neles, a nossa vida os escolheu para moradia, para lugar eleito de onde nunca sairemos, enquanto os dias corridos colados a nós, nos acompanharem!... Visualizamos as letras porque a tinta lhes deu cor, mas as ideias, ah!, as ideias aos gritos, em convulsões, dentro das letras alinhadas, postas em sentido, arrimadas umas às outras, são outra coisa, são luz aspergindo tudo, uma luminosidade única, é transcendência que delas se volatiliza, se expande por todo o infinito.
Para alguém, seja quem for, o mais apetecível Livro somos nós próprios!...
ResponderEliminarsim
ResponderEliminar