(Este blog é totalmente dedicado a Laura e Lara, para quem todas as mensagens que aqui posto, me dirijo. Sem dizer adeus.)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Bin Laden

Cada um de nós olha para a vida deste homem e abana a cabeça negativamente. Por causa das suas crenças, da sua maneira de ver a humanidade e da loucura em querer transformá-la através da violência, o mundo hoje é diferente desde 11 de Setembro de 2001.
Lembro-me de ver em directo a notícia de que um avião havia atingido uma das torres gémeas e passado 20 minutos vi o segundo avião atingir a segunda torre. A confirmação de atentado veio nesse segundo, em que também eu abanei a cabeça em forma de protesto por esse acto ignóbil. Mas ele estava alegre e celebrava a morte.
Deveríamos abanar, no entanto, também a cabeça afirmativamente. Porque se um ser humano é capaz de tal acção, nada impede que cada um de nós o faça. O coração do Homem tem angustias, vitorias, percas, altruísmo, ódios, rancor, esperança…Nascemos todos iguais, somos parte de um só, feitos com o mesmo direito ao livre arbítrio.
Bin Laden está morto.
A humanidade se rejubila, vejo novamente pessoas na rua, que antes abanavam a cabeça em desaprovo, a celebrar com alegria a morte.
O que nos faz afinal assim tão diferentes?

2 comentários:

  1. É fácil julgar os outros.

    Gostava de saber se a tua opinião se mantinha, se a tua família fosse toda morta num atentado terrorista...

    ResponderEliminar
  2. Eu não estava com este post a pedir perdão pelo Bin Laden. Acho repulsivo o que ele fez e não estou a desculpar, muito pelo contrário, cada um deve ser castigado pelo mal que comete. Só estava a comentar que todos somos capazes de fazer o bem e de fazer o mal. Porque somos todos iguais. Ao olhar para o mal que alguém cometeu devemos pensar que também nós o pudemos fazer.

    ResponderEliminar